INÍCIO / Ensemble MPMP

Ensemble MPMP

20 OUT _21h
Igreja de São roque

Missas românticas

Audição em estreia moderna de missas de Francisco Xavier Migone e Santos Pinto; estreia absoluta de obra do vencedor do Prémio Musa 2022: Samuel Gapp.

Jan Wierzba | Direção Musical
Sofia Marafona | Soprano
Marco Alves dos Santos | Tenor
André Henriques | Baixo

O Ensemble MPMP propõe, com este programa, o retorno ao século XIX da nossa história, com o precioso apoio da Temporada Música em São Roque - um período complexo e ainda por descobrir. Após ter já apresentado no Festival, em estreia moderna, obras de Marcos Portugal, D. Pedro IV, Baldi, Casimiro Júnior, Augusto Machado ou Freitas Gazul, dá-se ora a ouvir a música de Francisco Xavier Migone e Santos Pinto.

A audição destas duas obras em estreia moderna (cujas partituras foram alvo de edição pelo MPMP) configura-se como uma rara oportunidade para descobrir e confrontar duas importantes personalidades da História da Música nacional - como músicos, compositores, e atores nas suas mais importantes instituições musicais.

Abre-se ainda espaço no programa para uma estreia absoluta, encomendada pelo MPMP ao vencedor do Prémio Musa 2022: Samuel Gapp. A obra a estrear partirá da experiência do espaço da Igreja de S. Roque e de textos a definir, segundo diálogo estético-conceptual com as outras obras programadas.

Norberto Santos Pinto (1815-1860)

Missa "Pequena a 3" em Lá Maior (1844) *

Samuel Gapp (1997-)

Tão fundo o íntimo rumor **

I Dem Heiligen Ziele

II Deitamos Flor

III Und seine Lieder rinnen rauschend zurück in ihn

Francisco Xavier Migone (1811-1861)

Missa em Fá Maior (1847) *

* Estreias modernas

** Estreia absoluta do vencedor do Prémio Musa 2022. O concurso de composição promovido pelo MPMP procurou distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e, nesse contexto, estimular e promover a língua portuguesa como veículo expressivo. Neste contexto, a obra funcionará como ponte entre as duas missas programadas e partirá da experiência das características acústicas e circunstanciais do espaço de São Roque.

O Ensemble MPMP é um grupo de instrumentação flexível que tem desenvolvido, desde 2012, um trabalho de proximidade com musicólogos e compositores com vista à redescoberta de património passado e à valorização de repertórios contemporâneos. Tem-se apresentado no Festival Prémio Jovens Músicos (CCB, em 2013, e Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em 2015) e no Festival de São Roque (2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2020), tendo estreado modernamente obras de Marcos Portugal (1762-1830), João José Baldi (1770-1816), D. Pedro IV (1798-1834), Joaquim Casimiro Júnior (1808-1862), Francisco Norberto dos Santos Pinto (1815-1860), Francisco de Freitas Gazul (1842-1925), Augusto Machado (1845-1924) e Francisco de Sá Noronha (1820-1881). Apresenta-se regularmente no Brasil e conta já com quatro produções de ópera. Concebeu os projetos 'Latitudes', um ciclo que teve como principal objetivo a interpretação de autores portugueses vivos de diversas origens, experiências, locais e escolas, e 'Música portátil', ciclo dedicado à divulgação de obras de câmara de diversos períodos e incluindo sempre estreias absolutas de jovens compositores, tendo os seus concertos uma forte componente de mediação de públicos. Desde 2018, as desmultiplicações do efetivo do Ensemble MPMP integraram diversos projetos de gravação, destacando-se os registos de obras de Fernando Lopes-Graça, Eurico Carrapatoso, Ruy Coelho e Fernando Lapa. Estabelecendo parcerias com algumas das instituições de maior relevo no panorama cultural português, o MPMP foi ainda diversas vezes distinguido em concursos de apoio a projetos culturais e, em 2018, recebeu o Prémio de Música Sequeira Costa, promovido pela Fundação Mirpuri. Recentemente, o Ensemble MPMP apresentou o 'Requiem à memória de Camões' e a versão integral dos 'Matuttini de' Morti' de João Domingos Bomtempo no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém e no Centro Cultural Olga Cadaval, eventos que foram transmitidos televisivamente pela RTP.

fotografias