Slide MEDIA EDIÇÃO 2020 OUVIDOS PARA A MÚSICA EDIÇÕES ANTERIORES CONTACTOS close 213 235 740 tmsr@scml.pt MENU

PARTILHE

OUVIDOS PARA
A MÚSICA

CICLO DE SESSÕES DE APRECIAÇÃO MUSICAL

Pelo terceiro ano consecutivo, a Temporada Música em São Roque propõe um ciclo de cinco encontros de apreciação musical conduzidos por Martim Sousa Tavares, desta vez em formato de minissérie para ver online, com uma seleção de temas e repertórios em estreito diálogo com o tempo e o mundo que habitamos.

Num contexto de pandemia em que muitos jovens talentos perderam oportunidades, este ciclo conta ainda com a participação de 13 promissores e consagrados solistas nacionais, servindo de plataforma para assinalar o mérito individual de cada um.

PLAY close REVOLUÇÕES
SILENCIOSAS

19 OUT/SEGUNDA-FEIRA
QUINTA ALEGRE
21H30

ARTE E ADVERSIDADE
Relações entre a produção e fruição artística durante tempos de adversidade

Abre-se o ciclo Ouvidos para a Música com uma reflexão sobre a relação entre a produção e fruição artística durante tempos de adversidade como aqueles que vivemos. As guerras e pandemias têm acompanhado o ser humano e refletem-se na nossa produção cultural desde sempre. Como entender o passado e que lições aprender para o futuro?

Inclui música de A. Fragoso, O. Messiaen e R. Savage.

26 OUT/SEGUNDA-FEIRA
QUINTA ALEGRE
21H30

A CIDADE E AS SERRAS
A dicotomia entre a vida urbana e natural

Este episódio é dedicado à reflexão sobre a dicotomia, já muito antiga mas mais acentuada que nunca, entre o mundo humano e o mundo natural, ou seja, entre a cidade e as serras. Como é habitar o antropoceno, e quais as pistas que a música clássica nos pode dar?

Inclui música de F. Mompou, T. Harsanyi, A. Honegger, G. Tailleferre, J. Cage, J. L. Adams.

2 NOV/SEGUNDA-FEIRA
QUINTA ALEGRE
21H30

AR DE OUTROS PLANETAS
Marginalidade e centralidade na música clássica

O terceiro episódio do ciclo debruça-se sobre conceitos de marginalidade e centralidade na música clássica, e como esta forma de arte evolui não só em sentido estético, mas também enquanto estrutura social. Será possível que o futuro da música clássica passe por soluções vindas da sua periferia?

Inclui música de H. Dutilleux, M. Bonds, F. Price, E. Nazareth, A. Pärt.

9 NOV/SEGUNDA-FEIRA
QUINTA ALEGRE
21H30

REVOLUÇÕES SILENCIOSAS
Nem sempre aqueles que falam mais alto têm as coisas mais importantes a dizer

Um episódio pensado para indagar sobre a natureza discreta e aparentemente silenciosa de algumas das mais importantes revoluções na música clássica, que nos lembram que nem sempre aqueles que falam mais alto têm as coisas mais importantes a dizer.

Inclui música de E. Satie, C. Debussy, J. Cage, E. Rautavaara.

14 NOV/SÁBADO
QUINTA ALEGRE
21H30

VOX POPULI
Episódio ad hoc, baseado numa seleção de questões recebidas nas sessões anteriores

Conclui-se o ciclo Ouvidos para a Música com um episódio ad hoc, baseado numa seleção de questões, comentários e perguntas que serão levantadas ao longo das quatro sessões iniciais.

O objetivo deste episódio é promover a participação, a curiosidade e estimular a imaginação dos ouvintes, convidando-os a exprimirem-se e verem as suas considerações respondidas, problematizadas, elaboradas, ou simplesmente viradas do avesso.

A seleção musical será uma surpresa e subordinada ao conteúdo do episódio.