INÍCIO / Ensemble Bonne Corde

Ensemble Bonne Corde

15 OUT _16h30
Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara

Tenebræ
Lamentações para a Semana Santa de Fiocco

As Lamentações do flamengo Joseph Hector Fiocco e a apresentação de obras inéditas, identificadas por Diana Vinagre na Biblioteca Real do Conservatório de Antuérpia.

Diana Vinagre | Violoncelo Barroco & Direção
Ana Quintans | Soprano
Marta Vicente | Contrabaixo Barroco
Fernando Miguel Jalôto | Órgão

Tenebræ é a apresentação em concerto da gravação do Ensemble Bonne Corde da integral das Lamentações para a Semana Santa do compositor belga Joseph-Hector Fiocco. Editado pela prestigiada etiqueta belga Ramée (Outhere Music) em Novembro de 2022, este trabalho tem a particularidade de apresentar algumas obras inéditas, identificadas por Diana Vinagre na Biblioteca Real do Conservatório de Antuérpia, tendo sido nomeado para o Prémio Discográfico dos Críticos Alemães na categoria de música antiga e conquistado o Prémio Play 2023 para a música clássica/erudita.

Oriundo de uma família veneziana instalada em Bruxelas no final de seiscentos, Joseph-Hector Fiocco recebe a sua formação de seu pai, Pietro Antonio Fiocco, e divide a sua vida profissional entre as maiores catedrais de Bruxelas e Antuérpia. Estas obras, datadas de 1733, têm a peculiaridade de incluir partes solísticas para violoncelo num repertório que habitualmente utiliza apenas o baixo contínuo para acompanhamento da voz, característica que confere a estas obras uma dimensão de particular lirismo e profundidade.

O programa apresenta as Lamentações de Quinta-Feira Santa, obras nas quais ressalta a maestria do compositor belga na fusão dos estilos italiano e francês, num conjunto de obras com uma escrita refinada e pungente. É precisamente no período em que Fiocco escreve estas obras, na década de 1730, que assistimos ao momento chave de disseminação do violoncelo na Europa enquanto instrumento solista. O programa completa-se com obras de alguns dos nomes que mais influenciaram este processo, como os compositores Antonio Caldara e Antonio Vivaldi, assim como dos violoncelistas virtuosos Lanzetti, dall’Abacco e Cervetto, ativos principalmente em Paris e Londres.

Joseph Hector Fiocco (1703-1741)
Première Lamentation du Mercredi Saint
para soprano, violoncelo obbligato e baixo contínuo
I. Incipit lamentatio Jeremia
II. Beth
III. Ghimel
IV. Daleth
V. Heth
VI. Parvuli ejus
VII. Jerusalem

Joseph Hector Fiocco
Andante de Pièces de Clavecin, op. 1, première suite
para órgão solo

Antonio Vivaldi  (1678-1741)
da Sonata em lá menor RV
            •           Preludio
            •           Allegro poco
            •           Sarabanda

Joseph Hector Fiocco
Première Lamentation du Jeudi Saint
para soprano, violoncelo obbligato e baixo contínuo
I. De Lamentatione Jeremiae.
II. Teth. Defixae sunt in terra
III. Caph. Defecerunt prae lacrimis
IV. Jerusalem

Joseph Hector Fiocco
Adagio em sol maior, de Pièces de Clavecin, op. 1
para órgão solo

Antonio Vivaldi
Largo do Concerto para violoncelo em mib maior, RV 408
para violoncelo e baixo contínuo

Joseph Hector Fiocco
Troisième Lamentation du Jeudi Saint
I. Aleph - Ego vir videns
II. Aleph - Tamtum in me vertit
III. Aedificavit in gyro meo
III. Circunaeduficavit
para soprano e baixo contínuo

Joseph-Marie-Clément dall’Abacco (1710-1805)
Caprice VI, em mi menor
para violoncelo solo

Salvatore Lanzetti (1710-1770)
Grave (de Pièces pour le violoncelle)
para violoncelo e baixo contínuo

Joseph Hector Fiocco (1703-1741)
Deuxième Lamentation du Jeudi Saint
I. Lamed
II. Mem
III. Prophetae tui
IV. Samech
V. Jerusalem
para soprano, violoncelo obbligato e baixo contínuo

Bonne Corde é um agrupamento de Música antiga dedicado sobretudo ao repertório para violoncelo solo do século XVIII, abordando frequentemente obras inéditas de compositores portugueses. Fundado pela violoncelista Diana Vinagre, reúne um grupo de músicos conectados pela paixão comum à interpretação historicamente informada.

No seguimento da pesquisa doutoral de Diana sobre o papel do violoncelo enquanto instrumento obligatto na música vocal, nomeadamente em finais do século XVIII em Portugal, o Ensemble tem-se dedicado à recuperação de obras vocais nas quais é explorada uma nova textura através da utilização de instrumentos do baixo no acompanhamento. Neste contexto, o grupo tem apresentado várias obras em estreia moderna de compositores setecentistas portugueses.

Depois gravação da integral das Lamentações para a Semana Santa de Joseph-Hector Fiocco em 2022, o Ensemble Bonne Corde lança em 2023 os Concertos Grossos de António Pereira da Costa para a editora belga Ramée (Outhere Music), únicos do género no contexto da música portuguesa, com o apoio da Dgartes, da Fundação GDA e da Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira.

fotografias