O legado português para quinteto de sopros
Música criada por compositores portugueses da segunda metade do século XX. Escrita, esquecida e agora revelada.
ELEMENTOS
Sara Silva | Flauta
Mariana Cardoso | Clarinete
Cristiano Pinho | Trompa
Beatriz Cunha | Fagote
Andreia Pereira | Oboé
Ana Margarida Cardoso | Etnomusicóloga
PROGRAMA
Scherzo para instrumentos de sopro
Ângelo Pestana (1919 – 2002)
Quinteto de Sopros
Filipe Sousa (1927 – 2006)
Lembrança – Scherzo para Quinteto de Sopros
Adácio Pestana (1925 – 2004)
Adágio e Scherzino
ao Quinteto Nacional de Sopro
Joly Braga Santos (1924 – 1988)
Quinteto para instrumentistas de Sopro
José Santos Pinto (1915 – 2014)
Pequena Suite para Quinteto de Sopro
Marcos Romão (1917 – 2000)
“Scherzo” para Quinteto de Sopro
a Luiz Boulton
Carlos Saraiva (1910 – 2001)
NOTAS DE PROGRAMA
O projeto “O legado português para quinteto de sopros” pretende dar a conhecer e divulgar música escrita para quinteto de sopros por compositores portugueses da segunda metade do século XX. Tratam-se de obras que se encontravam em arquivo e que correspondem a património musical português desconhecido do público, com uma importância histórica muito relevante. O Quinteto de Sopros do Vale tem divulgado este repertório pelo país, em concertos comentados pela etnomusicóloga Ana Margarida Cardoso. Neste âmbito, dinamizou dois projetos, financiados pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (projeto “Descobrir a História” e a “Música nos Coretos de Santa Maria da Feira”) e pela Direção Regional de Cultura do Norte (projeto Circum-Navegação da Música Portuguesa do Século XX), sempre em parceria com o INET-md e as entidades suprarreferidas.
Este repertório foi composto por membros do antigo Quinteto Nacional de Sopro (grupo da antiga Emissora Nacional) ao longo do século XX e outra parte deles por compositores que lhes dedicaram obras.
A interpretação destas obras juntamente com a explicação historiográfica das mesmas, constitui uma forma de preservar o repertório de excelentes compositores portugueses, assim como o conhecimento histórico desse património, numa relação simbiótica entre a pesquisa e a criação.
DADOS BIOGRÁFICOS
O Quinteto de Sopros do Vale é um grupo de música de câmara pertencente à Banda Marcial do Vale. Em 2020, perante a paralisação demarcada pela pandemia, cinco jovens músicos profissionais juntaram-se para reavivar a atividade musical.
O Quinteto é composto por Sara Silva (flauta), Andreia Pereira (oboé), Mariana Cardoso (clarinete), Cristiano Pinho (trompa) e Beatriz Cunha (fagote). O grupo juntou-se ao projeto de Doutoramento desenvolvido pela investigadora Margarida Cardoso, membro do projeto “A nossa música, o nosso mundo: bandas filarmónicas, associações musicais e comunidades locais”, desenvolvido no INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança) da Universidade de Aveiro.
A investigação referida estuda a atividade do Quinteto Nacional de Sopro (grupo pertencente à antiga Emissora Nacional) e os seus elementos, para quem foram compostos vários quintetos de sopros como, por exemplo os escritos por Carlos Saraiva, Joly Braga Santos ou José dos Santos Pinto.
Em parceria, o Quinteto de Sopros do Vale e a Etnomusicóloga Margarida Cardoso criaram o primeiro projeto “Descobrir a História e a Música dos Coretos de Santa Maria da Feira”, em setembro de 2020, apoiado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e posteriormente o projeto “Circum Navegação da Música Portuguesa do séc. XX”, que relaciona a Primeira Viagem de Circum Navegação de Fernão de Magalhães com os compositores portugueses acima referidos.
Até ao momento, realizaram diversos concertos em vários pontos do país, entre eles Guarda, Vila do Conde, Covilhã, Aveiro, Santa Maria da Feira e, em novembro de 2021, tocaram em direto para a Rádio Antena 2. O objetivo principal é divulgar a música composta por compositores portugueses para quinteto de sopros, não só em Portugal, mas também no estrangeiro e, por isso, irão lançar em breve um CD com este repertório, intitulado “Músicos Ocultos: ao Quinteto Nacional de Sopro”.