INÍCIO / Capella Duriensis Grupo Vocal

Capella Duriensis Grupo Vocal

3 NOV _21h
Igreja de São roque

Para as
Paradisi Portas

A Missa de Manuel Cardoso, obra-prima maneirista; os cantos escritos para a celebração penitencial da Quarta-feira de Cinzas (das Antífonas do Arquivo Histórico da SCML); e motetos de Filipe de Magalhães e Vicente Lusitano, compositores renascentistas.

Jonathan Ayerst | Direção
Rita Venda | Soprano
Leonor Melo | Soprano
Maria Guimarães | Soprano
Joana Guimarães | Mezzo-Soprano
Sara Amorim | Mezzo-Soprano
Fernando Guimarães | Tenor
Bernardo Pinhal | Tenor
Pedro Ferreira | Barítono
Igor Vale | Baixo
Nuno Mendes | Baixo

Este programa combina diferentes elementos para fazer um comentário profundo sobre as celebrações penitenciais de Quarta-feira de Cinzas.

Executando cantos escritos para esta celebração que fazem parte das Antífonas do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Capella Duriensis apresenta ainda motetos sobre textos idênticos de Filipe de Magalhães e Vicente Lusitano, célebres compositores portugueses da Renascença.

Entrelaçada nesta Liturgia, está a missa “Paradisi Portas” de Manuel Cardoso, uma obra-prima maneirista que eleva as técnicas da escrita contrapontística ao nível do sublime.

Incluímos também improvisações de órgão executadas no órgão histórico da Igreja de São Roque pelo diretor musical, Jonathan Ayerst, que é cada vez mais reconhecido como professor e executante de improvisações historicamente situadas.

Por fim, o grupo oferece uma surpreendente ligação histórica entre o Renascimento e o século XX, e entre o Oriente e o Ocidente, ao apresentar o magnífico Coral da compositora ucraniana, Galina Grigoryeva, intitulado “On Leaving”.

Canto Gregoriano
Antiphona. Asperges me

Filipe de Magalhães (c.1571-1652)
Moteto: Asperges me

Solo improvisação de Órgão
Tiento de 1°Ton

Manuel Cardoso (1566-1650)
Missa Paradisi Portas
Kyrie – Gloria

Canto Gregoriano
Antiphona. Exaudi nos Domine

Solo improvisação de órgão
(sobre o cantochão) Exaudi nos Domine

Manuel Cardoso (1566-1650)
Missa Paradisi Portas
Credo

Antiphona. Immutemur habitu in cinere
Manuel Cardoso (1566-1650)
Missa Paradisi Portas
Sanctus - Benedictus

Responsorium. Emendemus in melium
Vicente Lusitano
Moteto: Emendemus in melium (c.1520-1561)

Manuel Cardoso (1566-1650)
Missa Paradisi Portas
Agnus Dei

Galina Grigoryeva (n.1962)
On leaving
Parte I - Parte 4 - Parte 5

Desde a sua fundação em 2010, o Ensemble Vocal Capella Duriensis tem atuado em festivais em Portugal Continental e Insular, apresentando um repertório que inclui os mais remotos manuscritos medievais até aos nossos dias. A primeira gravação comercial do grupo, baseada na música do Rito Bracarense e publicada em 2013, esteve na base de um projeto de rádio especial radiodifundido a nível mundial pela EBU (European Broadcasting Union) em 2014.

As digressões pelo Reino Unido, em 2012 em Wells e Bristol, estabeleceram o ensemble como 'embaixadores da música portuguesa'.

As digressões incluíram posteriormente, em 2014-2015, o Reino Unido (Catedral de Truro e Mosteiro de St. Germans), Londres (St. George, Hanover Square), Holanda (Ciclo Fabulous Fringe, Festival Internacional Oude Muziek, Utrecht) e Croacia (55th Musical Evenings in St. Donat, Zadar).

O ensemble continua a apresentar-se regularmente em todo o país, entre outros locais, em Leiria, Alcobaça, Mafra, Coimbra, Braga, Guimarães, Festival “Terras sem Sombra”, ilhas dos Açores e Lisboa.

Foi convidado para o Festival Internacional de Marvão (e dirigido por Christoph Poppen) e tem participado em várias edições do Festival “Música em S. Roque”, em Lisboa, incluindo a edição de 2021.

O Grupo inicia, entretanto, uma parceria com a editora clássica da NAXOS para um projecto de longo prazo intitulado “Portuguese vocal masterpieces of the 16th and 17th Centuries. Vol.1”, incluindo a gravação de vários CD.

A atividade do grupo não se limita à performance em concerto mas também ao ensino, através da organização de um evento internacional anual de canto coral de que já houve quatro edições, intitulado “Summer Singing”. Estes eventos têm incluído músicos da maior importância como Simon Carrington (maestro e fundador dos King Singers) , Alan Woodbridge (Diretor dos Coros da Ópera, Genebra) e Susan Waters ( Guildhall School, Londres). É dirigido, desde a sua fundação por Jonathan Ayerst.

fotografias