INÍCIO / Beniko Tanaka – Teatro de sombras

Beniko Tanaka – Teatro de sombras

30 NOV _15h
Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo

Beniko Tanaka - Teatro de sombras

“A caminho de Osaka”

TENSHÔ / 天正少年使節団の旅
Viagem a Portugal dos primeiros meninos cristãos japoneses

Beniko Tanaka | Direção, criação artística, cenário e marionetas 

Beniko Tanaka | Texto
Susana Travassos | Narração (em gravação)
Tomoko Takeda | Flauta Shinobue – Música original (em gravação)
Tetsuro Naito | Tambor Taiko – Música original (em gravação)
Miguel Falcato | Edição de imagem
Tiago Salgueiro, Autor do livro “Do Japão para o Alentejo” | Pesquisa histórica e apoio
Toru Suenaga, Historiador de Arima, Minami-Shimabara, Nagasáqui, Japão | Pesquisa histórica e apoio

TENSHÔ/ 天正遣欧少年使節団
Viagem a Portugal dos primeiros meninos cristãos japoneses

Após longas viagens, os primeiros Portugueses a chegar ao Japão desembarcam em plena época dos Samurais, em 1543. Num diálogo entre culturas trocam-se comidas, religiões e armas. Segue-se uma epopeia épica, que traz até à Europa os primeiros representantes do Japão, estes cristãos tinham como objectivo encontrarem-se com o Papa, em Roma. A viagem do Japão para Portugal demorou dois anos e meio, aprenderam a falar português, a tocar instrumentos musicais, dançaram com nobres e começaram a comunicar na maneira ocidental, chegando a Lisboa em 1584. Ficaram na Igreja São Roque, visitaram a Torre de Belém, o Palácio de Sintra, a cidade de Évora, entre outros. Eram muito jovens, entre os 13 e os 14 anos e a embaixada foi um verdadeiro choque de culturas, repleto de emoções e aventuras. A peça com manipulação das marionetas de sombras Japonesa ao vivo, inspira-se e baseia-se em fatos históricos do livro Do Japão para o Alentejo por Tiago Salgueiro. Acompanhada pelos tambores de Tetsuro Naito e a flauta de Tomoko Takeda (em gravação), a banda sonora japonesa recheia este espectáculo de uma riqueza indescritível.

Beniko Tanaka

Beniko Tanaka, nasceu em 1976 em Yamagata (Japão) e cresceu em Tóquio, onde concluiu uma licenciatura em Artes Decorativas (Arts and Crafts), pela Universidade de Arte de Tama, assim como um diploma especializado em arte do vidro.

Chegou a Portugal em 2005 com um amor incondicional por todas as coisas relacionadas com luz e reflexos e assim rapidamente se apaixonou pela luz de Lisboa, decidindo ficar e completar a sua formação com um curso avançado em Artes Plásticas no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual).

Em 2024, concluiu o mestrado em Educação Artística pela FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). Foi um passo natural combinar o conhecimento adquirido e sua grande paixão por culturas orientais – tanto o lado artístico como o espiritual – a fim de desenvolver diferentes formas de artes cénicas, sempre inspirada pelos fluxos de energia interiores e exteriores, pela natureza que a rodeia.

Desde então, Beniko Tanaka tem realizado inúmeras intervenções, espetáculos e performances a solo e em colaboração com diversas instituições como a Embaixada do Japão em Portugal, Museu da Marioneta de Lisboa, Cinemateca Portuguesa Júnior, Museu do Oriente, entre outras.